terça-feira, 28 de novembro de 2017

Croissants da Susy

Eu gosto muito de croissants sempre que vou ao café tomar o pequeno almoço é o que normalmente como e se forem dos folhados melhor ainda.

Mas melhor ainda é fazermos em casa. Esta receita é da Susy e ficam maravilhosos e até que não dão muito trabalho a fazer, compensa bastante quer pela quantidade quer pela qualidade.

É uma receita que está adaptada à bimby e eu adaptei-a à MFP (na cuba coloquei os ingredientes líquidos e depois os sólidos e fiz no programa para massas e depois quando terminou segui os passos da receita). Aqui deixo a receita original para a bimby, que também pode ser feita em qualquer robot de cozinha, também já fiz na yammi. Só não coloquei o corante amarelo.

Ingredientes: 500gr de farinha ( tipo 65 ); 20gr de fermento de padeiro fresco; 125gr de leite; 125gr de iogurte natural; 3 colheres de sopa de açúcar; 1/2 colher de chá de sal; 2 ovos médios; corante amarelo próprio para bolos ( se gostar, é só uma sugestão para ficarem mais amarelinhos ); 2 gemas e leite para pincelar; Margarina q.b ( para pincelar as camadas da massa )


Modo de Preparação: Deite no copo o leite, açúcar, fermento e programe 2 min / 37°/ vel1

De seguida junte o resto dos ingredientes  ( farinha, iogurte, sal, ovos... ) e programe 5 min/ vel espiga.

Se achar que a massa ainda está muito pegajosa, junte um pouco mais de farinha e envolva mais uns segundos na vel espiga ( pode acontecer devido ao tamanho dos ovos, teor de gordura do iogurte, etc ). Retire a massa do copo amasse, e forme 8 bolinhas de tamanho igual, estique uma a uma com o rolo da massa e forme tipo uma massa para pizza do tamanho de um prato normal.

Pincele cada camada com a margarina derretida, ( eu utilizei margarina liquida de compra ) e sobreponha as camadas umas por cima das outras, a última não é necessário pincelar.
Estique com o rolo da massa até formar tipo uma pizza grande,  corte 12 ou 16 triângulos e forme os Croissants.
Coloque-os num tabuleiro com uma folha de papel vegetal, e leve a levedar num sítio morno por cerca de 1 hora ( eu costumo aquecer o forno a 50° , desligo e coloco o tabuleiro no forno )

Ao fim desse tempo, retire e pincele os Croissants com cuidado, com as gemas batidas e um pouco de leite
Aqueça o forno a 200° sem ventilação, e leve os Croissants ao forno por cerca de 15 minutos.

Aqui estão eles prontinhos a comer:


Aqui quando saíram do forno:


Aqui antes de irem ao forno depois de levedarem:






3 comentários:

  1. Fantásticos! Vou fazer um dia destes para o lanche! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos,....já me imagino a comer um,...
    Beijinhos,
    Hoje post novo no meu blog aqui:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar